segunda-feira, 10 de junho de 2013

Assim Caminha A Humanidade

Disponível em: http://www.4shared.com/photo/PWPZ3rOw/charge_aquecimento_global_assi.html

Textos Multimodais


Segundo Kress e van Leeuwen (1996), o texto multimodal é aquele cujo o significado se realiza por mais de um código semiótico. Portanto, os textos multimodais apresentam mais de uma linguagem: verbal, não verbal, oral, escrita etc. A charge acima é um bom exemplo de texto que explora diferentes tipos de linguagem em seus enunciados.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

O Porquê da Unidade


Na sociedade do século XXI, é impossível pensar em comunicação sem fazer associação ao uso da tecnologia, sobretudo, das mídias virtuais que cada vez mais permeiam a população. Em consequência desse fenômeno a escola, lugar no qual se forma um cidadão, precisa acompanhar essa evolução sócio-comunicativa de maneira que, hoje, o uso da internet nas escolas é indispensável para o aprendizado. Diante disso, a criação de uma unidade didática postada em um blog, na qual haja interação entre professor-aluno, aluno-aluno, professor-professor, e ainda, a interdisciplinaridade a favor do tema transversal meio-ambiente que é importantíssimo para a condição humana, fica claro ser uma proposta no mínimo promissora para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.
As atividades foram adequadas de maneira que o aluno do ensino médio dialogue com os textos e desenvolva as atividades propostas, sem perder de vista a necessidade da preservação do meio ambiente, pois como cidadão em formação é preciso que este se conscientize da seriedade do assunto. Para isso, em cada texto que trate de questões ambientais foram desenvolvidas atividades dentre as quais trabalharam duas ou mais das disciplinas contempladas nesta unidade.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Textos e Atividades Sugeridas


Texto 1 – Trecho do Hino Nacional Brasileiro, adaptado para ser utilizado para as atividades.
“Gigante pela própria natureza, és belo, és forte, impávido colosso!
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada!
Entre outras mil, és tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil!
(fonte: “Hino Nacional Brasileiro”, escrito por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700.)


Glossário:

Impávido: corajoso
Colosso: grande
Espelha: reflete
Gentil: Generoso, acolhedor


Questão 01 – Classifique, no trecho em destaque, o período em simples ou composto, identificando o/os verbo/os.
Questão 02 – Encontre o sujeito no trecho em destaque e classifique-o em: simples, oculto, composto, indeterminado ou inexistente.
Questão 03 – A sintaxe da oração em destaque aparece na ordem indireta, não seguindo o padrão sujeito + verbo + complemento. De que outra forma, então, poderia melhor ser escrita essa oração sem que alterasse o sentido do texto?

     A)   Pátria amada, dos filhos deste solo Brasil és mãe gentil!
     B)   Dos filhos deste solo, pátria amada Brasil gentil, és mãe!
     C)   Amada pátria gentil Brasil, mãe dos filhos deste solo és!
D)   Brasil, pátria amada, és mãe gentil dos filhos deste solo!
Texto 2 – Trecho de texto científico dos Parâmetros Curriculares Nacionais, adaptado para a questão 4.

”São grandes os desafios a enfrentar quando se procura direcionar as ações para a melhoria das condições de vida no mundo. Um deles é relativo à mudança de atitudes na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente.
Os alunos podem ter nota 10 nas provas, mas, ainda assim, jogar lixo na rua, pescar peixes-fêmeas prontas para reproduzir, atear fogo no mato indiscriminadamente, ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem.
 (Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais – Meio Ambiente (p.169), Secretaria de Educação Fundamental).


Questão 04 – O trecho em destaque mostra a atitude impensada de alunos ou outras pessoas que, apesar de obterem sucesso individual na escola ou no trabalho, não se sentem responsáveis pelo mundo que as cercam, causando danos irreparáveis ao meio ambiente.

Em que medida os jovens de hoje podem contribuir para mudar esse pensamento egoísta que permeia a sociedade? A escola pode ajudar a mudar esse quadro? Como?
Texto 3 – Trecho do “Sermão de Santo Antônio” de Padre Antonio Vieira adaptado para as atividades 5 e 6.
 
 “Falando dos peixes, Aristóteles diz que só eles, entre todos os animais, se não domam nem domesticam. Dos animais terrestres o cão é tão doméstico, o cavalo tão sujeito, o boi tão serviçal, o bugio tão amigo ou tão lisonjeiro, e até os leões e os tigres com arte e benefícios se amansam. Dos animais do ar, afora aquelas aves que se criam e vivem conosco, o papagaio nos fala, o rouxinol nos canta, o açor nos ajuda e nos recreia; e até as grandes aves de rapina, encolhendo as unhas, reconhecem a mão de quem recebem o sustento. Os peixes, pelo contrário, lá se vivem nos seus mares e rios, lá se mergulham nos seus pegos, lá se escondem nas suas grutas, e não há nenhum tão grande que se fie do homem, nem tão pequeno que não fuja dele.”


Questão 05 – Analisando o texto, é seguro afirmar que o homem vem intervindo no meio ambiente de maneira insustentável desde gerações passadas (Já que o texto foi escrito no século XVII)? Justifique sua resposta apontando trechos do texto.


Questão 06 – Para defender suas ideias, o autor do “texto 3” utilizou um recurso retórico muito importante e comum nos sermões barrocos. Analisando o texto, responda qual é esse recurso.



       A)  Inspiração
       B)  Argumentação
       C)  Exatidão
 D) Onomatopéia


Questão 07 - De acordo com o conteúdo sobre o barroco apresentado nesta unidade, analise o trecho do sermão de Santo Antônio aos Peixes e explique se ele pertence ao cultismo ou ao conceptismo. justifique sua resposta apontando as marcas linguísticas do texto.


Texto 4 – Trecho do “Diário de Navegação de Pero Lopes de Souza” (Para questões 8 e 9). 
...e saio a nós hum homem, à borda do rio, coberto com peles, com arco e flechas na mão; e falou-nos duas ou três palavras guaranis (...) logo vieram mais três homens e uma mulher, todos cobertos com peles: a mulher era mui formosa; trazia os cabelos compridos e castanhos: tinha uns barretes das peles das cabeças das onças, com os dentes e com tudo... (p.47-48)”
(fonte: SOUZA, Pero Lopes de. Diário de Navegação de Pero Lopes de Souza. Publicado por Francisco Adolfo de Varnhagem. 4ª ed. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=-F8CAAAAYAAJ&printsec=frontcover&dq=di%C3%A1rio+de+navega%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&sa=X&ei=awLBUc7tIazx0wGAnYG4Cg&ved=0CD0Q6AEwAg  em 04/05/2013.)


Questão 08 – Ao chegarem no Brasil logo após seu descobrimento, os colonizadores recém chegados registravam suas observações em relação às terras brasileiras e em relação aos índios que residiam na região. Lendo o texto atentamente, comente sobre o ponto de vista  dos colonizadores em relação aos índios.


Questão 09 – Através das informações do texto nota-se que o índio vivia em íntimo contato com a natureza: vivendo perto de rios, fazendo uso da natureza em seu próprio corpo etc. No entanto, fazia isso de maneira sustentável. Partindo dessas observações, discuta com seus colegas de sala sobre como é possível um povo que vivia em extremo contato com a natureza conseguir preservá-la tão bem enquanto que o brasileiro de hoje destrói a natureza mesmo sem estar tão ligado a ela intimamente. 
Texto 5 – Tirinha, nas versões em inglês e português, a ser utilizada para as atividades das disciplinas: estudos linguísticos em língua inglesa e língua portuguesa:
 
Versão em Inglês:

Questão 10 – Identifique na tirinha palavras relacionadas ao tema Meio Ambiente e transcreva-as.
Questão 11 – Encontre na tirinha da versão inglesa palavras cognatas da língua portuguesa e escreva-as. Feito isso, identifique a sílaba tônica dessas palavras em inglês e em português.
Questão 12 – Em qual dos quadrinhos da tirinha encontramos a presença do homem interferindo no meio ambiente?


Versão em português:



Questão 13 – No último quadrinho da tirinha, não há um verbo explícito na oração.  Qual verbo poderia estar explícito nessa oração entre as palavras “tudo” e “natural”. Justifique sua resposta.
Texto 6 – Charge sobre o consumo dos brasileiros em marcas estrangeiras utilizado para as questões 14 e 15.




Disponível em http://geografiaem360graus.blogspot.com.br/2011/05/charges-consumismo.html em 02/05/2013.

              Texto 7 - Trecho do livro "A Cultura-Mundo: resposta a uma sociedade desorientada":

"A hipermodernidade corresponde igualmente a uma nova era histórica do consumo, marcada ao mesmo tempo, mais uma vez, pelos processos de individualização e de desregulamentação. [...] Na sociedade do hiperconsumo, as marcas criaram uma nova forma de cultura: uma cultura de marcas presente em todo o globo, em todo lugar e em todo momento. Elas, de fato, multiplicam os suportes midiáticos capazes de expor seus logotipos e de fazer que se fale delas."
 
Questão 14 – No Brasil, principalmente nas grandes cidades, o cotidiano das pessoas está permeado por marcas estrangeiras as quais, geralmente, recebem nomes formados por palavras da língua inglesa. Identifique no texto 6 as marcas estrangeiras que você conhece e explique com suas palavras em que as ideias da charge se relacionam com as do texto 7.

Questão 15 – Deixe seu comentário no blog sobre o consumo de marcas estrangeiras pelos brasileiros e a seguir escreva um pequeno texto sobre como o uso dessas marcas pode prejudicar o meio ambiente. Utilize a charge e o texto 7 como referências.