quinta-feira, 6 de junho de 2013

Texto 2 – Trecho de texto científico dos Parâmetros Curriculares Nacionais, adaptado para a questão 4.

”São grandes os desafios a enfrentar quando se procura direcionar as ações para a melhoria das condições de vida no mundo. Um deles é relativo à mudança de atitudes na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente.
Os alunos podem ter nota 10 nas provas, mas, ainda assim, jogar lixo na rua, pescar peixes-fêmeas prontas para reproduzir, atear fogo no mato indiscriminadamente, ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem.
 (Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais – Meio Ambiente (p.169), Secretaria de Educação Fundamental).


Questão 04 – O trecho em destaque mostra a atitude impensada de alunos ou outras pessoas que, apesar de obterem sucesso individual na escola ou no trabalho, não se sentem responsáveis pelo mundo que as cercam, causando danos irreparáveis ao meio ambiente.

Em que medida os jovens de hoje podem contribuir para mudar esse pensamento egoísta que permeia a sociedade? A escola pode ajudar a mudar esse quadro? Como?

Nenhum comentário:

Postar um comentário