Texto
2 – Trecho de texto científico dos Parâmetros Curriculares Nacionais, adaptado
para a questão 4.
”São
grandes os desafios a enfrentar quando se procura direcionar as ações para a
melhoria das condições de vida no mundo. Um deles é relativo à mudança de
atitudes na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio
ambiente.
Os alunos podem ter nota 10 nas provas,
mas, ainda assim, jogar lixo na rua, pescar peixes-fêmeas prontas para
reproduzir, atear fogo no mato indiscriminadamente, ou realizar outro tipo de
ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem
responsáveis pelo mundo em que vivem.”
(Fonte: Parâmetros
Curriculares Nacionais – Meio Ambiente (p.169), Secretaria de Educação Fundamental).
Questão
04 – O trecho em destaque mostra a atitude impensada de alunos ou outras
pessoas que, apesar de obterem sucesso individual na escola ou no trabalho, não
se sentem responsáveis pelo mundo que as cercam, causando danos irreparáveis ao
meio ambiente.
Em
que medida os jovens de hoje podem contribuir para mudar esse pensamento
egoísta que permeia a sociedade? A escola pode ajudar a mudar esse quadro?
Como?
Nenhum comentário:
Postar um comentário