·
Língua
Portuguesa III – Será trabalhado o conteúdo Sintaxe da Língua Portuguesa a partir de
leituras e análises de orações presentes em textos dos gêneros: literário (poético)
e tirinha os quais abordem o tema transversal “meio ambiente”. As atividades de
sintaxe serão desenvolvidas com enfoque nos conteúdos: sujeito e predicação;
período simples e composto. As atividades serão constituídas em nível básico e
intermediário a avançado, de maneira que o aluno tenha a oportunidade de
interagir com um material que o faça compreender o papel da sintaxe no
funcionamento geral da linguagem. Esta disciplina auxiliará na formação crítica
do aluno, na medida em que este entenda como funciona a sintaxe na língua,
favorecendo assim o desenvolvimento de sua leitura e produção textual.
·
Estudos
linguísticos em língua inglesa II – Os textos escolhidos para
trabalharem a disciplina estudos
linguísticos em língua inglesa II, junto a outras disciplinas, serão dos gêneros
tirinha e charge. O foco das atividades que envolverão esta disciplina estará na
compreensão interacionista discursiva. Assim, o aluno irá interagir com textos
constituídos por linguagem verbal e não verbal, facilitando assim, sua
familiarização com a língua estrangeira e, consequentemente, seu aprendizado.
·
Práticas
de Ensino III – Partindo
das ideias principais de Vygotsky sobre a importância da contribuição da
linguagem para a passagem das funções psicológicas elementares para as
superiores, serão desenvolvidas atividades com foco nas disciplinas de língua
materna e língua estrangeira, nas quais os textos escolhidos se constituirão da
linguagem verbal e a não verbal em diferentes gêneros discursivos. Assim, o
aluno participará ativamente na construção de sentido dos textos e das
atividades, facilitando assim o processo ensino-aprendizagem.
·
Didática
– O
processo de ensino (objeto de estudo da didática) deve ser desenvolvido a
partir de atividades nas quais o aluno seja capaz de interagir ativamente com a
sociedade mediante os conhecimentos adquiridos ao longo das relações sociais.
Diante disso, as atividades propostas nesta unidade estarão relacionadas com a
disciplina “Didática” na medida em que partirão de textos de diferentes gêneros
discursivos, os quais trarão o tema transversal meio ambiente, mostrando assim,
a preocupação em lançar desafios ao aluno enquanto indivíduo participativo
socialmente, para que este possa desenvolver sua capacidade de intervir na
sociedade de maneira ontológica.
·
Psicologia
da Educação – Esta é a disciplina que mais dialoga com as
demais, pois tem como foco principal as relações de ensino-aprendizagem em
diversas esferas: professor-aluno, professor-direção, aluno-aluno,
professor-família, aluno-família etc. Desta forma, as atividades propostas para
as outras disciplinas também contemplarão esta, na medida em que trata das
relações sociais e das práticas de cidadania desde a infância à fase adulta.
·
Literatura
Brasileira – Esta disciplina dialoga não só com as demais,
como também dialoga com o tema transversal meio ambiente. Mais do que isso:
dialoga com a necessidade humana de interagir com o mundo, à medida que, através
de textos, mostram visões de mundo de pessoas que viveram em nossa sociedade em
outras épocas, mas que interagem com a sociedade contemporânea ao trazerem
questões relevantes para entendermos o desenvolvimento do pensamento e a
maneira de ver o mundo das sociedades ao longo dos tempos. Assim, as propostas
de atividades para esta e para as demais disciplinas certamente contemplarão
análises de textos literários brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário