Disciplinas da Unidade


·         Língua Portuguesa III – Será trabalhado o conteúdo Sintaxe da Língua Portuguesa a partir de leituras e análises de orações presentes em textos dos gêneros: literário (poético) e tirinha os quais abordem o tema transversal “meio ambiente”. As atividades de sintaxe serão desenvolvidas com enfoque nos conteúdos: sujeito e predicação; período simples e composto. As atividades serão constituídas em nível básico e intermediário a avançado, de maneira que o aluno tenha a oportunidade de interagir com um material que o faça compreender o papel da sintaxe no funcionamento geral da linguagem. Esta disciplina auxiliará na formação crítica do aluno, na medida em que este entenda como funciona a sintaxe na língua, favorecendo assim o desenvolvimento de sua leitura e produção textual.

·         Estudos linguísticos em língua inglesa II – Os textos escolhidos para trabalharem a disciplina estudos linguísticos em língua inglesa II, junto a outras disciplinas, serão dos gêneros tirinha e charge. O foco das atividades que envolverão esta disciplina estará na compreensão interacionista discursiva. Assim, o aluno irá interagir com textos constituídos por linguagem verbal e não verbal, facilitando assim, sua familiarização com a língua estrangeira e, consequentemente, seu aprendizado.

·         Práticas de Ensino III – Partindo das ideias principais de Vygotsky sobre a importância da contribuição da linguagem para a passagem das funções psicológicas elementares para as superiores, serão desenvolvidas atividades com foco nas disciplinas de língua materna e língua estrangeira, nas quais os textos escolhidos se constituirão da linguagem verbal e a não verbal em diferentes gêneros discursivos. Assim, o aluno participará ativamente na construção de sentido dos textos e das atividades, facilitando assim o processo ensino-aprendizagem.

·         Didática – O processo de ensino (objeto de estudo da didática) deve ser desenvolvido a partir de atividades nas quais o aluno seja capaz de interagir ativamente com a sociedade mediante os conhecimentos adquiridos ao longo das relações sociais. Diante disso, as atividades propostas nesta unidade estarão relacionadas com a disciplina “Didática” na medida em que partirão de textos de diferentes gêneros discursivos, os quais trarão o tema transversal meio ambiente, mostrando assim, a preocupação em lançar desafios ao aluno enquanto indivíduo participativo socialmente, para que este possa desenvolver sua capacidade de intervir na sociedade de maneira ontológica.

·         Psicologia da Educação – Esta é a disciplina que mais dialoga com as demais, pois tem como foco principal as relações de ensino-aprendizagem em diversas esferas: professor-aluno, professor-direção, aluno-aluno, professor-família, aluno-família etc. Desta forma, as atividades propostas para as outras disciplinas também contemplarão esta, na medida em que trata das relações sociais e das práticas de cidadania desde a infância à fase adulta.

·       Literatura Brasileira – Esta disciplina dialoga não só com as demais, como também dialoga com o tema transversal meio ambiente. Mais do que isso: dialoga com a necessidade humana de interagir com o mundo, à medida que, através de textos, mostram visões de mundo de pessoas que viveram em nossa sociedade em outras épocas, mas que interagem com a sociedade contemporânea ao trazerem questões relevantes para entendermos o desenvolvimento do pensamento e a maneira de ver o mundo das sociedades ao longo dos tempos. Assim, as propostas de atividades para esta e para as demais disciplinas certamente contemplarão análises de textos literários brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário