quinta-feira, 6 de junho de 2013

Texto 3 – Trecho do “Sermão de Santo Antônio” de Padre Antonio Vieira adaptado para as atividades 5 e 6.
 
 “Falando dos peixes, Aristóteles diz que só eles, entre todos os animais, se não domam nem domesticam. Dos animais terrestres o cão é tão doméstico, o cavalo tão sujeito, o boi tão serviçal, o bugio tão amigo ou tão lisonjeiro, e até os leões e os tigres com arte e benefícios se amansam. Dos animais do ar, afora aquelas aves que se criam e vivem conosco, o papagaio nos fala, o rouxinol nos canta, o açor nos ajuda e nos recreia; e até as grandes aves de rapina, encolhendo as unhas, reconhecem a mão de quem recebem o sustento. Os peixes, pelo contrário, lá se vivem nos seus mares e rios, lá se mergulham nos seus pegos, lá se escondem nas suas grutas, e não há nenhum tão grande que se fie do homem, nem tão pequeno que não fuja dele.”


Questão 05 – Analisando o texto, é seguro afirmar que o homem vem intervindo no meio ambiente de maneira insustentável desde gerações passadas (Já que o texto foi escrito no século XVII)? Justifique sua resposta apontando trechos do texto.


Questão 06 – Para defender suas ideias, o autor do “texto 3” utilizou um recurso retórico muito importante e comum nos sermões barrocos. Analisando o texto, responda qual é esse recurso.



       A)  Inspiração
       B)  Argumentação
       C)  Exatidão
 D) Onomatopéia


Questão 07 - De acordo com o conteúdo sobre o barroco apresentado nesta unidade, analise o trecho do sermão de Santo Antônio aos Peixes e explique se ele pertence ao cultismo ou ao conceptismo. justifique sua resposta apontando as marcas linguísticas do texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário