Questões Comentadas

Questão 1-  O trecho é representado por uma única oração marcada pelo verbo "és", portanto o período oracional é simples.

Questão 2- A oração contém um único núcleo do sujeito (Brasil). Portanto, o sujeito é simples. O termo "pátria amada" é constituido por um núcleo substantivo, porém exerce a função sintática de aposto.

Questão 3-  A alternativa "D" é a que melhor representa a forma direta (SVC).

Questão 4-  Esta é uma questão reflexiva que espera um posicionamento crítico do aluno em relação à postura egoista dos jovens que  destróem a natureza. a resposta também deve explicitar como a escola pode contribuir para a criação de uma sociedade mais humanizada e menos individualista.

Questão 5- No texto há várias indicações de que, há muito tempo, o homem tenta intervir na natureza e sobretudo dominar os animais sem se preocupar com a preservação do meio ambiente.

Questão 6-  A alternativa correta é a "B", a argumentação é um recurso típico do conceptismo, estilo em que se insere o sermão barroco.

Questão 7-  Como já visto na questão anterior, o texto apresenta o estilo conceptista, marcado pelo jogo das idéias, raciocínio lógico e argumentação.

Questão 8-  O trecho mostra a grande diferença entre as culturas indígena e portuguesa. Isso pode ser notado em como o português descreve o índio e suas vestimentas com ar de curiosidade e estranhamento.

Questão 9-  Questão para debate em sala de aula sobre a capacidade do índio em preservar a natureza e a falta de capacidade do homem contemporâneo em preservá-la.

Questão 10- asteroids, natural, volcano, volcanoes, iceberg,Droughts, floods, wild weather hurricanes, sea, climate.

Questão 11- asteroids, natural, volcano,

Questão 12-  quadrinho 3 e 4.

Questão 13- A palavra "tudo" exerce a função de sujeito, já a palavra "natural" exerce a função de predicativo do sujeito, portanto, o único verbo que liga o sujeito ao seu predicativo é o verbo de ligação (VL), neste caso o verbo "é".

Questão 14-  resposta de acordo com o conhecimento de mundo de cada aluno. O que não pode faltar nesta resposta é a relação entre as marcas vistas na charge e o que elas representam numa sociedade marcada pelo hiperconsumismo e o hiperindividualismo.

Questão 15- Produção textual sobre as marcas como uma forma de cultura global e como isso pode prejudicar o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário