O texto 1 constitui-se de um Trecho do Hino Nacional Brasileiro,
adaptado para ser utilizado para as atividades em: língua portuguesa III, psicologia da educação, práticas de ensino III e
didática.
Esse texto foi escolhido para resgatar a ideia do hino nacional como uma representação da grandeza e da beleza do meio ambiente brasileiro retratado na letra do hino.
As atividades 01, 02 e 03 foram desenvolvidas para trabalharem o conteúdo de sintaxe da língua portuguesa, com o objetivo de proporcionar ao aluno interação com o texto através dos mecanismos organizacionais, assim, o aluno aumentará seus conhecimentos linguísticos, se familiarizará com o hino nacional e com a temática meio ambiente.
O texto 2 é um trecho
de texto científico dos Parâmetros Curriculares Nacionais, adaptado para ser
utilizado em: psicologia da educação, didática e práticas de ensino III.
Foi desenvolvida a atividade 04 para trabalhar esse texto com o objetivo de despertar no aluno consciência da importância da preservação do meio ambiente, para que este possa desenvolver sua capacidade de intervir na
sociedade de maneira ontológica.
O trecho
do “Sermão de Santo Antônio aos peixes” de Padre
Antonio Vieira (adaptado) constitui o texto 3, que será utilizado em: literatura brasileira, psicologia da educação, práticas de ensino III e
didática, nas questões 05, 06 e 07. Essas questões tratarão do conteúdo do barroco brasileiro e despertarão reflexão no aluno em relação ao homem que interfere negativamente no meio ambiente desde gerações passadas.
Já o texto 4 se constitui de um trecho
do “Diário de Navegação de Pero Lopes de Souza”, navegante português colonizador, adaptado para
ser utilizado em: literatura
brasileira, psicologia da educação, práticas de ensino III e didática.
Para esse texto foram desenvolvidas as questões 08 e 09, que trazem reflexões sobre o olhar que o colonizador português tinha em relação às terras brasileiras e principalmente aos costumes dos nativos brasileiros e suas relações com a natureza.
O texto 5 é uma tirinha nas versões em língua inglesa e em língua portuguesa, com questões que trabalham as disciplinas: estudos linguísticos em língua inglesa II, psicologia da educação,
práticas de ensino III, língua portuguesa III e didática.
Para esse texto foram desenvolvidas as atividades 10, 11, 12 e 13, sendo que as três primeiras trabalharão o conteúdo de língua inglesa e a quarta atividade, o conteúdo de sintaxe da língua portuguesa. Ambas as atividades mostram que é possível tratar de questões ambientais em idiomas diversos, mesmo que o aluno não domine tais idiomas.
Texto
6 e texto 7 – Charge sobre o consumo dos brasileiros em marcas estrangeiras e trecho do livro "A Cultura-Mundo: resposta a uma sociedade desorientada" utilizados
para as questões 14 e 15, as quais contemplarão as disciplinas: estudos linguísticos em
língua inglesa II, psicologia da educação, práticas de ensino III e didática. Essas questões são de caráter inteiramente reflexivo e interativo, na medida em que trazem: ligações entre os textos 6 e 7, as interações entre os alunos e a proposta de produção textual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário